Lima, Perú, 12 de fevereiro de 2012
Enfim chegamos a Lima. A tão esperada viagem finalmente acabou acontecendo e cá estamos, já em Arequipa. Acima você vê fotos de nossa rápida estadia em Lima. Depois de um vôo da TACA de 5 horas, que veio direto do Rio, chegamos ao aeroporto de Lima, capital do Peru. Nosso outro vôo, para Arequipa, só saía às 16h30min e chegamos às 7h30min da manhã, então precisávamos decidir, depois de fazer o check-in das malas para Arequipa, se íamos a Lima ou se ficávamos ali mesmo por Callao, a cidade portuária onde fica o Aeroporto Internacional Jorge Cháves. Em Callao está o aeroporto e também o porto, aviões e navios.
Resolvemos ficar por Callao mesmo e depois de uma primeira refeição peruana no aeroporto, com papas huancaína e arroz chaufa, fomos dar uma volta no San Miguel Shopping Center. Para ir até lá tínhamos de pegar um táxi e aí já rolou nossa primeira aventura. No Peru os táxis não têm taxímetro então é necessário negociar as corridas. Como a moça do atendimento ao turista tinha me dito que uma corrida até o San Miguel não seria mais que 25 soles (o dinheiro peruano – 1 PEN = 0,64 reais = 0,37 dólares) então ficamos negociando com vários motoristas de táxi que portavam credenciais do aeroporto. Todos queriam 35 e de repente apareceu um que se ofereceu de fazer a corrida por 25. Fomos com esse e, depois de já acomodados no carro, aparece um policial que quase prendeu o motorista. Para serem credenciados no aeroporto os motoristas precisam pagar impostos específicos, então quando aparece um espertinho que não é credenciado, logo acionam a polícia. No final apareceu um outro rapaz credenciado que estava observando e acabou nos levando ao San Miguel pelos 25 que queríamos pagar.
Lima estava um calor danado. Nos termômetros e no site do Weather Channel dizia que faria 20 graus, mas a sensação era de pelo menos uns 30. Aqui em Arequipa já está bem mais frio e, por sorte, não está chovendo.