browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Cusco, cidade totalmente voltada para o turismo – mas fuja dos pedintes!

Posted by on 22/02/2012

img_7852

A cidade de Cusco é totalmente voltada para o turismo. A Praça de Armas, que não chega a ser tão bonita quanto a de Arequipa, aglutina em sua volta restaurantes, serviços turísticos, as duas principais agências de venda de passagens de trens para Machu Picchu, albergues e lojas. Um punhado de desocupados e pedintes meio que estraga o passeio. Os pedintes vão desde os “guias turísticos” aos mendigos mesmo, passando por crianças que a princípio podem parecer fofinhas, mas nem sempre é o caso…

Fui vítima de uma dessas “gracinhas”. No nosso primeiro dia de Cusco andávamos pelas redondezas da Praça de Armas quando fomos abordados por uma garotinha fôfa, vendendo uma boneca. A garota imediatamente notou que éramos brasileiros e se aventurou no português com um texto pronto: “a bandeira é verde e amarela, a presidente é Dilma Roussef, a moeda é o real”. Lógico que ficamos embasbacados com aquela fofurinha falando português para nos agradar. Imediatamente abri a carteira e dei 2 soles a ela, o que não é muito. Ela ficou absolutamente OFENDIDA com os 2 soles. Disse que eu tinha era que comprar a boneca, que custava 20 soles. Eu disse que não queria e ela passou a insistir e  choramingar, dizendo que tinha de “pagar aluguel”, que morava nas montanhas (seja lá o que isso quer dizer), e que eu era uma pessoa muito ruim.

Começamos a entrar em lojas para fugir da garota, sem sucesso… Ela nos esperava na porta de todos os estabelecimentos até que eu me aborreci e disse a ela que se não parasse eu ia ficar realmente brava. Foi a conta, ela saiu e me rogou uma praga: “espero que você seja atropelada por um trem”. Em que língua? Em espanhol, já que o português ela tinha se tocado que não estava mais fazendo efeito…

Fiquei chocada, quase fui atrás dela pra pedir os 2 soles de volta…

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.