Bem em frente ao Hotel Libertador de Cusco fica uma das melhores, senão a melhor atração turística da cidade. Qorikancha, ou Templo do Sol, um dos mais importantes templos da civilização Inca, é obra absolutamente representativa da arquitetura desse povo pré-colombiano. O espaço foi destroçado pelos espanhóis no século XVI e sobre suas ruínas foi construído o monastério de São Domingos. Dois grandes terremotos trouxeram à tona o Templo do Sol, em 1650 e em 1950.
No Qoricancha podem ser conferidos os contrastes entre a civilização inca e a colonização espanhola. Está ali também um dos mais importantes documentos sobre cosmologia andina, o desenho de Joan Pachacuti, descendente do imperador Inca Pachacuti, que construiu o Qoricancha. O desenho explica um pouco da religião inca e é um valiosíssimo tesouro da história do Perú.
O passeio não fica completo sem uma visita aos jardins. O externo guarda relíquias da agricultura inca e explica como funcionava sua avançada cultura agrícola, baseada na irrigação. O pátio interno, bem no estilo colonial espanhol, mostra a arquitetura que se sobrepôs ao templo construído de pedras polidas encaixadas perfeitamente, conferindo perfeita vedação. Existe ainda uma galeria de arte colonial e uma ala dedicada à arte contemporânea.
No meio de nosso passeio ao Qoricancha encontramos um monge tibetano que vive em N.York e estava na cidade para palestras. Ali conseguimos uma de nossas mais interessantes fotos de toda a viagem: