O Lago Titicaca fica na cidade de Puno, a cerca de 3800 metros de altitude e é um dos maiores lagos comercialmente navegáveis do mundo. Nós ficamos hospedados no belíssimo Hotel Titilaka que fica a uma hora do centro de Puno, às margens do Titicaca. Chegamos no sábado de tarde e logo fomos conhecer o hotel. No domingo chovia de manhã e não foi possível para o Pietro navegar nos caiaques do hotel.
De tarde saímos num tour com outros hóspedes. Primeiro passamos por um carnaval competitivo e vimos ensaios dos grupos que iriam se apresentar. Depois saímos de barco pelo Lago Titicaca num passeio até as Ilhas Uros, as ilhas flutuantes. Fomos recebidos por índias que moram numa das ilhas. Elas nos mostraram o funcionamento das ilhas, desde a construção até a energia solar que elas usam para ligar TV e outras coisas.
No final elas cantaram canções em várias línguas e nós tivemos de ouvir o indefectível Ai Se Eu Te Pego, cantado pelas habitantes das Ilhas Uros (sim, até lá). Na volta a interpérie nos esperava: uma terrível chuva de granizo…