browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Urso de Óculos – o único urso da América do Sul é ameaçado de extinção

Posted by on 24/02/2012

O desenvolvimento da agricultura e o crescimento da população na região dos Andes tem afetado seriamente o habitat natural do Urso Andino, conhecido também como Urso de Óculos, porque ele é todo marrom com uma mancha clara no rosto. Correndo risco de extinção o único urso da América do Sul é uma espécie considerada vulnerável e por essa razão a ONG Inkaterra Asociación, juntamente com o Instituto Nacional Peruano de Recursos Naturais fundaram em 2001 um projeto de conservação do Urso de Óculos. Nesse ano eles receberam seu primeiro urso, resgatado de uma comunidade em Cusco. O animal estava confinado em uma gaiola de madeira muito pequena para seu tamanho e estava muito mal nutrido e no Inkaterra Machu Picchu Pueblo foi construído um espaço bem legal para ele com árvores. Ele recebeu tratamento veterinário e em poucas semanas estava recuperado.

Esse primeiro urso do projeto de conservação do Inkaterra foi estrela de um documentário da britânica BBC que foi ao ar em 2002. Pouco tempo depois foi resgatada uma fêmea que logo se adaptou. Anos depois foi feita uma tentativa de devolução dos ursos ao seu habitat, mas só a fêmea se adaptou e não voltou mais. Já o urso macho voltou para o Inkaterra e está lá até hoje.

 

Facebook Comments

Comments are closed.